Resenha: O Mundo de Vinícius

Título: O Mundo de Vinícius
Autor: Adenildo Lima
Gênero: Poesia
Literatura: Brasileira
Ano: 2015
Páginas: 129
Editora: Editora da Gente
ISBN: 978.856.718.601-6
Avaliação CL: ⭐️⭐️⭐️⭐️

O livro “O Mundo de Vinícius”, é um livro universal e ludicamente encantador. A cada página lida, trás a tona mais esperança ao leitor.

Por tratar de um assunto de interesse de todos, e principalmente por ter sua personagem principal, – um garoto, faz com que os pensamentos e ideias dele, tornem o texto único.

A escrita do livro é sem dúvidas característico de Adenildo. Ele apresenta a história de uma tal gentileza, que é inconfundível:

“Amigo leitor e amiga leitora

Permitam-me uma história contar”.

Há uma relação entre narrador/contador da história e o sujeito que ler, do começo ao fim.

Vinícius é uma criança sonhadora, que desde ainda muito pequeno, se preocupa com o próximo e o meio ambiente.

A cada verso, Vinícius implicitamente se questiona, se estaria ele sozinho nesta causa. Através de uma atividade interdisciplinar na escola, com o objetivo de observar o meio ambiente e discutir sua diversidade, os versos são relatados com brados de conscientização e alerta para com o mundo atual.

No passeio Vinícius acaba por cair em uma poça na rua, com água poluída. Dias depois, ele se sente mal, e é levado as pressas pelo pai ao pronto socorro.

Em meio aos sintomas de dor e febre, Vinícius delira, e vê a mãe, já falecida.

O garoto fica internado por um tempo, e o pai, o senhor Alcântara, nas idas e vindas do hospital, lembra-se também da esposa Manoela, e dos tempos em que os aquários eram a céu aberto, e os peixes saltavam livremente em águas azuis.

Uma história contada com amor e dor. O livro é um ensinamento a humanidade, uma alarme para os dias que estão se findando, e poucos ainda preocupando-se com tal situação.

Comentários

Comentários